segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

BOM DIA MEUS QUERIDOS!

VOCÊ JÁ COMEU HOJE? OU, VOCÊ JÁ SE NUTRIU HOJE? OU MELHOR, VOCÊ JÁ FEZ SUA NUTRIÇÃO INTELIGENTE HOJE?
O QUE VOCÊ QUER DIZER COM ISSO? VOCÊ AÍ DEVE ESTÁ SE PERGUNTANDO NESTE MOMENTO?!
O QUE EU QUERO DIZER É QUE EXISTE SIM DIFERENÇAS ENTRE ESSAS INTERROGAÇÕES. MAS VOCÊ PODE DIZER QUE NO FIM DE TUDO VÃO DAR NO MESMO NÃO É? NÃO, NÃO É!

COMER PODE SER SOMENTE O ATO MECÂNICO DE LEVAR O ALIMENTO A BOCA, MASTIGÁ-LO E ENGOLI-LO.
NUTRIR É AUMENTAR A DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES PARA O ORGANISMO ATRAVÉS DOS ALIMENTOS.
NUTRIÇÃO INTELGENTE É A CIÊNCIA DOS ALIMENTOS PARA (RE)ESTABELECER O EQUILÍBRIO E O BEM-ESTAR DO ORGANISMO ATRAVÉS DA RELAÇÃO CÉLULAS E NUTRIENTES, TAMBÉM CONHECIDO COMO NUTRIÇÃO CELULAR.

PARA QUEM ESTÁ DE FORA, ESSA É UMA MEGA TENDÊNCIA ONDE GRANDES EMPRESAS DE NUTRIÇÃO JÁ ESTÃO DESENVOLVENDO PRODUTOS COM TECNOLOGIAS ALTAMENTE QUALIFICADAS PARA GARANTIR UMA NUTRIÇÃO DE QUALIDADE, SEGURA E EFICIENTE NO MERCADO A NÍVEL MUNDIAL.

COMO EU JÁ VINHA ALERTANDO-OS SOBRE A QUALIDADE DOS NOSSOS ALIMENTOS E DOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, CONSIDEREI RELEVANTE FALAR SOBRE ESSA NOVA TENDÊNCIA  PARA IRMOS DISCUTINDO E DESENVOLVENDO UMA CONSCIÊNCIA MAIS CRÍTICA SOBRE O QUE ESTAMOS FAZENDO COM O NOSSO CORPO E O QUE PODEMOS MUDAR PARA MELHOR!

PORTANTO, SEJAM BEM-VINDOS MAIS UMA VEZ!!

Jamila B. Boaventura
CREF 01819


Triptofano e Carboidratos(fontes de alegria)_Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) e de carboidratos. Fontes de triptofano: carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas. Fontes de carboidratos: pães, cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação). O processo de digestão das proteínas fornece os aminoácidos para o nosso corpo formar suas próprias proteínas.
Um aminoácido conhecido como tirosina está relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, ambos, neurotransmissores que promovem o estado de alerta, o "pique" e a alegria. Fontes de tirosina: peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatados, queijos magros e tofu. O cálcio nosso de cada dia deve fazer parte do cardápio de homens e mulheres e assim garantir ossos e dentes saudáveis e ainda de "quebra" doses extras de bom humor! Fontes de cálcio: leite e iogurte desnatados, queijos magros. Magnésio, o grande colaborador do cálcio, além de ser colaborador do cálcio, o Magnésio está também envolvido na regulação dos níveis de serotonina.
Participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos. Fontes de magnésio: tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia, arroz integral. Selênio, um mineral magistral Segundo os pesquisadores, tudo indica que o selênio tem uma grande participação no estado de humor. Pessoas que tem carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas. Fontes de selênio: castanha do Pará, nozes, amêndoas, atum, semente de girassol, trigo integral, peixes. (2 castanhas do Pará, diariamente, fornecem 200 micro gramas de Selênio de forma segura). Um cafezinho bem brasileiro 3 a 4 cafezinhos, ao longo do dia, pode prevenir a depressão, auxiliar na memória e no estado de alerta. O café coado em filtro de papel é o mais indicado. As substâncias existentes no grão que podem aumentar o colesterol ficam retidas no filtro. http://www.vponline.com.br/blog/?page_id=7

domingo, 4 de dezembro de 2011

Dicas para evitar o GMS (Glutamato Monossódico) de sua alimentação.

DR. LEONARDO: médico mineiro, cirurgião angiologista, em seminário na cidade e Feira de Santana- Bahia


Em geral, se um alimento é processado você pode supor que ele contém glutamato (ou um de seus pseudo-ingredientes). Então, se você aderiu a uma alimentação de alimentos frescos, você pode bem garantir que você está evitando esta toxina.
O outro local onde você terá que tomar cuidado são os restaurantes. Você pode perguntar que itens do menu são livres de glutamato, e pedir que nenhum glutamato seja adicionado em sua refeição, mas claro que o único local onde você pode ter certeza absoluta do que é adicionado ou não é a sua própria cozinha.
Para estar no lado seguro, você deve saber que ingredientes tomar precaução em alimentos empacotados. Aqui está uma lista de ingredientes que SEMPRE contém glutamato monossódico: (não foram traduzidos por não existir correlato ao português, segue abaixo os nomes originais como constam no artigo): Autolyzed Yeast, Calcium Caseinate, Gelatin, Glutamate, Glutamic Acid, Hydrolyzed Protein, Monopotassium Glutamate, Monosodium Glutamate, Sodium Caseinate,Textured Protein, Yeast Extract, Yeast Food, Yeast Nutrient
Estes ingredientes frequentemente contém glutamato ou criam este durante o processamento: [10] (não foram traduzidos os termos abaixos, por isso fica listado integralmente os originais em inglês): Flavors and Flavorings, Seasonings, Natural Flavors and Flavorings, Natural Pork Flavoring, Natural Beef Flavoring, Natural Chicken Flavoring, Soy Sauce, Sopy Protein Isolate, Soy Protein, Bouillon, Stock, Broth, Malt Extract, Malt Flavoring, Barley Malt, Why Protein,Carrageenan, Maltodextrin, Pectin, Enzymes, Protease, Corn Starch, Citric Acid, Powdered Milk, Anything Protein Fortified, Anything Enzyme Modified, Anything Ultra-Pasteurized
Se você come alimentos processados, por favor lembre-se de dar uma verificada estes nomes ocultos do glutamato.

Escolhendo ser Livre dos Glutamatos

Tomar a decisão de evitar GMS em sua alimentação é mais que possível uma escolha sábia para todos ao seu redor. Reconhecidamente, toma mais tempo planejando na cozinha e preparando comida em casa, usando ingredientes frescos e cultivados localmente. Mas saber que sua comida é pura e livre de aditivos tóxicos como o glutamato é algo inestimável.
Além disso, escolher seu alimento lhe trará ultimamente um melhor sabor e valores mais saudáveis que qualquer comida processada com glutamato que você pode comprar no supermercado.

Nota do tradutor: O texto é escrito utilizando o contexto dos Estados Unidos, nem por isso ele não deixa de ser válido no Brasil ou em outro país que seja. No país, o glutamato é encontrado em salgados como batata-frita com sabor de cebola, embutidos como salames, também na mortadela, presunto, frios em geral, no molho de soja (algumas marcas aparentemente não colocam este ingrediente) e em muitos produtos japoneses. Ler o rótulo das embalagens é um bom começo para evitar o consumo desta substância. O equivalente maléfico doce do glutamato é o aspartame, encontrado em produtos diet, light, e similares. Grandes empresas usam GMS, leia a lista de ingredientes, e zele pelo seu bem-estar. O melhor protesto é não comprar produtos de quem não tem se preocupa com a sua saúde. Em português http://www.vidaintegral.com.br/noticias ... iciaid=948